24.11.08

ampelmännchen



O Ampelmännchen é o senhor que diz se o peão pode atravessar ou não nas ruas da Alemanha de Leste. Quando está vermelho, abre os braços em posição de STOP. Quando está verde, caminha contente, dando o exemplo. Quem o criou chama-se Karl Peglau e disse que as pessoas respondiam melhor a um boneco que se mexesse do que a uma figura parada que só muda de cor, como os senhores luminosos da outra Alemanha.
Depois da unificação da Alemanha, havia gente que queria mudar os semáforos todos para os feios, mas depois de alguma luta, conseguiu-se salvar o Ampelmännchen. Agora é a mascote deste lado alemão e há canecas, almofadas, porta-chaves, postais, etc com ele. Em Berlim vi uma loja que vendia apenas produtos do senhor.
Em Zwickau e em Dresden pode também encontrar-se a Ampelfrau, esposa do Ampelmännchen.

6 comments:

Anonymous said...

:O que amorosos!!!

nódoa said...

amplefrau quer dizer que só as meninas é que podem atravessar.

marta said...

meninas erasmus, alguém me pode esclarecer uma coisa?

quando vão para portugal? temos justificação de faltas em fevereiro?

plastessina said...

eu vou no início de fevereiro, ainda vou a tempo das aulas em aveiro - sem nenhum tempinho de férias no entanto.

nódoa said...

e eu no fim de janeiro.
e diz-me que estás tu a fazer na lemanha além de estares de férias?

plastessina said...

tázafalarcomigo? eu até estudo, sabe?